sábado, 10 de dezembro de 2011

Quase caí no golpe...

Hoje após fazer algumas compras para o final de ano e estando “de bobeira” resolvi entrar em uma financeira de empréstimo pessoal e consignado para aposentado. Para quem não sabe já consegui minha aposentadoria por tempo de serviço (filho de pobre começa a trabalhar cedo – ver post anterior) e para fins de estudo precisava saber as condições de empréstimo consignado, pois embora o empréstimo quase sempre seja uma bomba relógio, em algumas situações pode ser uma ótima solução (somente após muito estudo – tempo e dedicação).
Antes que você saia em disparada para fazer um empréstimo para troca de carro, viagem, ou troca do mobiliário da casa, o empréstimo é um ótimo negócio quando ele tem por objetivo um investimento em determinado negócio que retornará rendimentos superiores ao juros pagos por este negócio. Este assunto faço questão de detalhar nos próximos post.
Voltando a minha curiosidade sobre o empréstimo consignado, percebi algumas coisas muito interessantes no atendimento junto a esta financeira.
Logo de cara ao entrar na financeira um jovem que não parecia ter mais de 18 anos, dirigiu-se a mim com um largo sorriso no rosto e indagando: “Em que posso lhe ajudar meu JOVEM?”
Ora bolas, naquele momento me senti um garotinho de 7 anos embora tenha idade para ser seu pai, mas logo voltei a realidade e percebi que o jovem estava muito bem treinado para fisgar mais uma vítima.
Dica número 1 – desconfie de todo e qualquer elogio, principalmente quando ele vem de alguém interessado no seu dinheiro.
Como já falei meu desejo era uma simples simulação, e isto avisei desde o início, mas fui encaminhado para outra atendente que solicitou meus documentos e disse que era apenas para deixar meu cadastro pronto.
Como já falei pode ser que no futuro eu decida fazer um empréstimo para viabilizar algum negócio, desta forma entrei no jogo.
Dica número 2 – Só entre num jogo se você sabe exatamente o resultado que pretende, caso contrário você pode sair derrotado (dinheiro no bolso e uma dívida para vários anos).
Foram perguntas e mais perguntas, tudo “APENAS” para adiantar o bendito cadastro, mas a verdade é que eu estava prestes a cair na armadilha de mais um cartão de crédito.
Terminado o cadastro foram impressas duas folhas e pediram para que eu assinasse.
É claro que me recusei, mas fui informado que era apenas para confirmar os dados do cadastro. Desta forma assinei.
Fui informado da necessidade de mais uma assinatura, pois o meu crédito estava pré-aprovado, só que o texto dizia que estava de acordo com todas as cláusulas de um determinado contrato registrado num cartório da capital do estado.
Assinei, não antes sem pedir uma cópia deste contrato e com o adendo que a minha aceitação estava sujeita a leitura posteriori.
Dica número 3 – Você não é obrigado assinar nada que não queira e você tem o direito de escrever o que entender que venha a preservar seus direitos, se a outra parte não aceitar, não existe acordo.
Após esta assinatura fui informado da necessidade de mais uma assinatura, desta vez confirmando o recebimento de “cartões” de crédito.
Aí foi além da conta. 
Nesta hora acendeu o alerta "OLHA O GOLPE AÍ GENTE!"
Simplesmente informei que não assinaria mais nenhuma vez e de posse do cadastro assinado, inutilizei-o e saí com o único produto que desejava: a simulação do empréstimo.
Antes de sair, educadamente desejei um "FELIZ NATAL" para todos.
Dica número 4 – Cuidado com o que você assina.

Faça seu comentário e conte a sua história. 
Você já se viu em alguma situação semelhante?

3 comentários:

  1. É complicado. Se não prestar atenção em cada detalhe vc cai mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É REALMENTE É MUITO COMPLICADO, PRECISAMOS FICAR COM OS NOSSOS OLHOS BEM ABERTOS PARA NÃO SERMOS FISGADOS.

    ResponderExcluir
  3. Já passei por situação semelhante, mas o pior é que eu caí, levei um cartão que não queria e algumas anuidades.

    ResponderExcluir